R-Type
R-Type era um jogo de fliperama lançado pela fabricante de software japonesa Irem. Esse jogo foi lançado em 1987 apenas no Japão, possuía uma resolução gráfica de 384 x 256 pixel e uma paleta de 512 cores. O jogo é comumente caracterizado como jogo de tirobidimensional. R-Type logo ganhou uma versão similar para o sistema de vídeo game Master System, da Sega,o que ajudou esse jogo a tornar- se bastante popular também no Ocidente, sobretudo nos Estados Unidos.
Na versão para vídeo game, R-Type possuía 4 megabit de dados e era praticamente similar ao arcade em todos os aspectos, como: efeitos sonoros, gráficos, dificuldade e jogabilidade. Logo, em 1989, a Irem lançou o novo R-Type II somente para o fliperama, com gráficos e som melhorados, mas mantendo a essência e estilo do primeiro jogo. R-Type II acabou ganhando uma versão um pouco modificada para o sistema Super Famicom / Super NES (Super Nintendo) em 1991, com o nome Super R-Type. Em 1992, foi lançado também R-Type Leo, mas somente para o fliperama. Em 1994, a Irem lançaria para o sistema Super Nintendo o game R-Type III, apresentando um dos mais atraentes jogos de tiro de sua geração.
A série não terminaria por aí.Depois de um longo período,ele retornaria ao console da Sony,o PSX em sua versão R-Type Delta, moderna com graficos de última geração e jogabilidade apaixonante,mantendo suas características e original em seu enredo. Novamente,para o novo console da Sony o PS2 seria lançado R-Type Final,sendo considerado um dos mais difíceis da
série. Sua última aparição deu-se em 2008, com o inovador R-Type Command, para PSP, game que mesclava tiro espacial com estratégia, tendo apenas recepção mediana pelo público e pela imprensa especializada.
A série R-Type é lembrada pelos veteranos jogadores de vídeo game como um dos mais belos jogos de tiro já lançados para o vídeo game, com sua concepção futurista original e estilo único.
Nenhum comentário:
Postar um comentário